Desidratação…Cuidados

Sol quente. Mar perfeito. Brisa no rosto. Pode haver um mar azul a sua frente por toda parte, porém, se você não se cuidar, pode dizer adeus a tudo isso assim que chegar ao seu ponto de mergulho. Todas as maravilhas de mergulho tropical podem deixar você tão seco como uma fatia de carne de sol…no sol. 

Desidratação durante o mergulho não é apenas desagradável, pode ser perigoso. “Para cada quilo de suor” que você perde, a sua freqüência cardíaca aumenta cerca de oito batimentos por minuto, o seu débito cardíaco ou o quanto o seu coração bomba de sangue para o corpo, cai um litro por minuto, o seu corpo pode perder calor rapidamente durante este estado, “Diz Molly Kimball, nutricionista desportivo da Ochsner Clinic’s Elmwood Fitness Center, em Nova Orleans”. Menos volume sanguíneo equivale a menos do fluxo sanguíneo para os músculos e tecidos. Você não só se cansa mais rapidamente, mas você elimina nitrogênio mais lentamente, aumentando seu risco para a doença descompressiva. Desidratação também faz você ficar atordoado ou bobo, diz Bob Moon, um biólogo de Denver que pesquisa os efeitos da desidratação em militares dos EUA. “Tenho visto navegadores profissionais perderem a capacidade de executar as competências básicas com cinco a seis por cento de desidratação, e depois vai embora a capacidade mental e motora, vem o pânico”, diz ele. Aumentando assim a possibilidade de erro, narcose ou qualquer outro tipo de problema possível durante o mergulho. 

Água, para todos.
Durante o mergulho, fluidos fogem do seu corpo de quase todas as maneiras imagináveis. Para começar, sem a umidade do ar em seu cilindro para proteger o seu equipamento de corrosão, a cada vez que você inalar o ar árido do seu regulador, você perde o dobro de umidade a partir de sua garganta e os pulmões para fazer com que o ar chegue úmido e normal para o seu consumo.

Quando você mergulha cria uma situação denominada imersão diurese – também conhecido como o desejo de urinar. Imersão, especialmente na água que é mais fria do que o ar, provoca estreitamento dos vasos sanguíneos nos seus braços e pernas, enviando mais sangue de volta para o núcleo do seu corpo. Seu corpo registra toda esta corrida de sangue para o órgão central como uma sobrecarga de fluidos, de modo que os rins aumentam sua produção de urina em seu corpo.

Por último, o esforço do mergulho nos seca. Locomover-se debaixo da água, raciocinar, tirar fotos, ou apenas ficar observando cansa o nosso corpo como não imaginamos, fora isso, ainda nadamos contra correntes, passamos tardes quentes de sol e tudo isso e muitos outros fatores combinados faz o corpo perder muita água.

Hidratando nossa máquina antes do mergulho.
A maneira mais óbvia de permanecer bem-hidratado é bebendo água muitas vezes ao dia. Alguns mergulhadores intencionalmente evitam beber liquido demais com medo de ter de urinar nos seus trajes de mergulho. Mas cuidado, você pode estar criando um quadro de desidratação. “Considere beber pelo menos metade do seu peso corporal por dia algo em média de oito copos por dia para uma mulher e 10 para um homem de pesos considerados normais, tudo isso Nos dias que antecedem o seu mergulho “, diz Kimball, que recomenda inclusive bebidas desportivas para substituir os minerais e outros nutrientes que perdemos no mergulho. De preferência ao Gatorade e não para bebidas como redbull entre outros, pois contém cafeína o que desidrata o corpo.

 

Pegue leve no álcool>
O álcool é um diurético que suprime a liberação de um hormônio que ajuda o seu organismo reter fluidos. Apesar de beber pouco na noite anterior é legal você ter precauções e tomar um copo de água junto com cada bebida alcoólica, e melhor ainda se o bar fechar para você depois de duas bebidas.

 

Cuidado com a cafeína>
Cafeína não é o demônio diurético muito como é acusado de ser, mas, pelo incentiva a perda de fluidos pelo corpo, portanto, seria inteligente demais não beber. Apenas um copo pela manhã.

 

Mantenha sua temperatura estável>
Fica frio ou quente demais faz com que o seu corpo trabalhe mais para manter sua temperatura normal e com isso você além de se cansar mais, perde mais líquido, use um capuz quando a água estiver muito fria. A bordo do barco, mantenha-se aquecido e confortável.

 

Diga Sim aos carboidratos>
Mandar aquele bife com ovos na manhã do seu mergulho não é bacana se você faz musculação, esqueçam tomar o Whein Protein, proteínas são alimentos que exigem mais energia e água para digerir. Carboidratos, como pães, cereais e grãos, são digestivos e utilizam menos energia ajudando a manter os fluidos corporais em dia.

 

Vá pela sombra>
Não é nenhum segredo que o sol suga umidade. Proteja-se contra os efeitos do sol e vento, prefira ficar na sombra, quando possível, e usando filtro solar, roupas soltas e quem sabe um vasto chapéu de Mexicano na cuca.

 

Escolha frutas suculentas>
Quando abastecer antes de um mergulho, inclua lotes de alimentos com muita água como laranjas, melões e outras frutas tropicais.

 

Cuidado com o vomitão>
Uma seqüência de galopes do barco e você enjoado pode deixar suas águas em níveis perigosamente baixos e/ou se você estiver em condições tropicais extremas, certifique-se de substituir os seus minerais perdidos e essenciais que o seu organismo necessita para funcionar corretamente. “Uma bebida esportiva como Gatorade é uma boa maneira de substituir sódio e outros minerais”, diz Kimball. “Ou se não tiver gatorade, diluir sumo da fruta pode ajudar também”.

Fonte: Médicos citados na matéria e pesquisas da DAN.

 

 

 

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Uma resposta to “Desidratação…Cuidados”

  1. ÁLCOOL X MERGULHO « Red&Black - DiveLog Says:

    […] você em um risco acrescido de doença descompressiva”, afirma o Dr. Everhart-McDonald. (Para entender melhor esta afirmação, leia o post anterior deste blog que trata sobre desidratação) O álcool também é um depressor do […]


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