Brasileiros no Hawaii – Parte 1

Fala galera, blzz ? Começo hoje um série de três reportagens sobre a minha presença no Hawaii junto com a minha esposa. Vamos falar um pouco sobre a cultura local, história, preços e claro muito mergulho.

Hoje começamos por Oahu, a maior ilha do Hawaii aonde fica Honolulu e Pearl Harbor.
Como a maioria de vocês sabem, sou completamente apaixonado por história e história da segunda guerra, tenho livros e livros sobre os combates com fotos, cartas, diários e muitas outras coisas. Com a possíbilidade de visistar o Hawaii, claro que não pude deixar de estar em Pearl Harbor e o que Pearl Harbor tem haver com o mergulho ?
Tudo, horas !  Isso significa importantes e excelentes naufrágios para mergulhar, garantindo uma aventura e tanto para quem tem a possíbilidade de estar nessas ilhas. Portanto é isso, vamos conhecer um pouco mais sobre o Hawaii.

A primeira impressão que eu tive do Hawaii quando chegamos, foi algo que deve ter sido parecido com a de todos que chegam naquele lugar: “Porra, que paraíso”
É um lugar que de dentro do avião você já sente um clima diferente, tudo ja começa no próprio avião, quando os pilotos comprimentam todos numa sincronia ao som de ALOOOOOHAAA !!

É um povo de extrema simpatia, todo muito parecidos, lembram índios, afinal, são aborigenes, são pessoas que tem suas origens naquela terra.
Mas porém, da uma certa pena de ver aquele povo colonizado pelos Estado Unidos. É complicado você ver uma galera que como origem comiam tudo do melhor que a natureza produz e depois da chegada dos americanos, os péssimos hábitos alimentares também chegaram, assim como as doenças antes desconhecidas. A maioria das pessoas no Hawaii são obesas, talvez pela genética que não é compatível com o tipo de alimentação, afinal, um copo de coca-cola e Mc Donalds não se compara as frutas e carnes que eram fontes de alimento na origem do povo.

Outro fato importante é que as pessoas sempre me perguntavam se Jack Johnson tocava toda hora. Pelo contrário, se ouvi o som do cara, foi porque eu mesmo coloquei no carro que alugamos. Jonhson é mais uma criação do Pop Americano, não estou criticando, até porque eu gosto do estilo de música dele, porém o cara não faz o som Hawaiano de verdade, é apenas um cara que mora num lugar lega e tem uma vida igualmente legal e isso poderia dar ibope.
O verdadeiro som do hawaii é produzido através do Folk, que é uma herança dos povos aborígenes, porém, atualmente o maior nome da música Hawaiana é sem dúvida IZ ou Israel Kamakawiwo’ole.  Esse cara sim, em toda loja que eu entrava escutava a vóz dele e apesar de algumas músicas serem realmente na lingua aborígene Havaiana, aquilo me chamou a atenção pelo tom emotivo e a musicalidade, abaixo tem um video com algumas músicas do IZ, que morreu á alguns anos atras, vitima de uma doença cujo não sei qual é, mas até onde eu sei, essa doença o fazia ficar cada vez mais obeso, até o dia em que o coração do cara não aguentou. IZ tocou com grandes nomes das música mundial, porém é pouco conhecido e no Hawaii ele sim vale apena ouvir.

Apresentação do IZ em Waikiki:


SomeWhere over the Rainbow na vóz de IZ:

Uma vez em Oahu, fiquem próximos a Waikiki. Essa é a praia mais agitada, embora seja bem movimentada, da para curtir um por do sol lindo e assim que o sol se por, começa na praça principal um show ao vivo com um verdadeiro lual Hawaiiano, com um grupo que canta música com sonoridade muito parecida com as do IZ, é realmente uma delícia, principalmente se você esta viajando a dois, como foi o meu caso. A noite as avenidas principais das praias são iliminadas com tochas de fogo de verdade o deixa o ambiente mais gostoso ainda e te da a certeza de estar no Hawaii. Em Waikiki existe muitas lojas e shoppings para compras de lembranças, roupas, supermercados caso você esteja em um hostel com cozinha e deseja preparar o próprio rango para economizar.
Aliás isso é uma dica boa, se você quer economizar no Hawaii, fique num hostel com cozinha e faça sua própria comida.

Com dois dias, você vai se perguntar:
Caramba, o Hawaii não é nada mais que o Brasil?
Ai vai ter chegado a hora de você alugar um carro ou pegar alguns bus e se mandar para a parte norte da ilha. Lá estarão as praias mais lindas, desertas e paradisíacas que você vai ter visto na vida.

Visite também Pearl Harbor. Existe um museu enorme e o memorial do Uss Arizona.
Você não sabe nada sobre Pearl Harbor ???? Ok, assista o video abaixo.

Pearl Harbor


Visite, vale muito apena mesmo e é um dos pontos do Hawaii.
No mais, é curtir a magia daquele lugar e essa não tem como eu descrever ou mostrar em video, apenas estando lá e curtindo tudo aquilo.
Fiquem esperto com grande apresentações e o famoso porco no Chão. É um ritual que eles fazem, além de muita música, muita comida tipica como o porco feito no chão, com o calor do fogo….Vale a pena.

Outra coisa que me chamou a atenção foi que logo na chegada, eu vi com esses olhos que a terra á de comer uma apresentação da USNavy americana com caças F-15 e os Thunderbirds com seus F-16, claro que fiquei extremamente feliz porque sou viciado em viação militar, porém me veio na cabeça uma certa tristreza, pois mais uma vez graças a colonicação americana, aquele povo pacato, simpático e de muita paz de espirito presenciou coisas horríveis como Pearl Harbor. “Trouxeram a guerra para nós” diz o próprio IZ em uma de suas canções.

Para mergulhar ou dicas sobre praias, fale com a galera da Oahu Dive Center, uma dos melhor centros de mergulho em Oahu. Muitos passeios, muitos naufrágios, cavernas, meu quem for mergulhador vai pirar.

Operadora de Mergulho:
http://www.oahudivecenter.com

Mergulho do US. Corsair:

Mergulho no US. YO 257

Abaixo um video feito por minha esposa e eu em Oahu. Um resumo de toda nossa viagem nesta Ilha.

VIDEO PESSOAL PARTE 1

VIDEO PESSOAL PARTE 2

Nem de perto Oahu é a melhor ilha do Hawaii, no próximo post, vamos viajar juntos por Hawaii County, exatamente na cidade de Hilo, andaremos também pelo famoso Parque de Vulcões aonde encontramos o grande e sempre animado vulcão Kilauea, até lá.

 

Anúncios

2 Respostas to “Brasileiros no Hawaii – Parte 1”

  1. Edson Says:

    nossa cara que bacana
    eu assisti o filme “Perl Harbor”
    nossa achei muito legal eu nem sabia que perl harbor era uma cidade…
    eu gostaria muito de passar alguns dias em Perl
    mas em termos de custo quanto mais ou menos é nessessario para passar algums dias por ai?

    Abraços tudo de bom pra Você…
    até mais
    qualquer coisa me e-mail é esse:

    guedes_junior@msn.com

    Obrigado

  2. Cinthia Says:

    Adorei sua ”reportagem” ficou maravilhoso, acredito que deve ter sido muuito gostoso essa viagem, espero que um dia eu possa ter essa oportunidade! é muito bom a gente conhecer novas culturas com diferentes costumes, obrigada por passar essa experiencia para nós!
    Adorei!
    beijos =)


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: