Curso de Equipamento (Post finalizado)

Cursos realizados até o momento:
Básico

Avançado

Equipamentos
 
 

 

Fala galera, blzz ?

Direto de sampa estou escrevendo sobre o curso deste final de semana. Dois dias, sábado e domingo falando sobre equipamentos, vamos direto ao assunto.

 

O curso foi ministrado pelo professor Rodoberto, mais conhecido na Narwhal como caipira.

Foi muito legal ter aula com ele, a empolgação do cara é bacana, você percebe nitidamente a paixão que ele tem pelo curso de sua formação, engenharia. O cara adora falar sobre as peças que compõe os equipos, como funcionam e tudo mais, você aprende com mais facilidade quando tem alguém que esta realmente a fim de fazer aquilo.

 

O curso no geral aborda os seguintes tópicos:

Metrologia

Ferramentas

Cilindros

Torneiras

Reguladores

Coletes

 

Cada uma com desenhos, tabelas de conversão de medidas e explicações bem detalhadas.

Durante o curso, vamos várias vezes até a oficina, desmontar equipamento, trocar peças, remontar, limpar, testar e tudo mais o que envolve esse mundo. É realmente muito interessante.

Se você esta pensando em comprar equipamentos que tenham a melhor performance e curso / beneficio, faça o curso antes, com certeza você vai aprender a avaliar muito melhor tudo antes de comprar qualquer coisa que seja e com certeza vai economizar tanto no ato da compra como também na manutenção.

 

Outra coisa boa do curso é a vantagem de ser treinado para perceber cilindros falsos (isso mesmo) ou que não podem ser recarregados, sinais que apontam futuros problemas ou detalhes que significam um problema atual e tratando-se da sua vida embaixo da água, vale muito.

 

Uma das coisas que me chamou a atenção é descobrir que a lanterna não pifa quando ela enche de água. Isso mesmo, se você estiver mergulhando e o o-ring da lanterna falhar e começar a encher de água, no mesmo momento você deve abrir a lanterna (mesmo embaixo da água) retirar as baterias para que estas sim não sejam corroídas pela água e liberem um ácido que é altamente corrosivo e isso sim deteriora sua lanterna. Feito isso, lave a lanterna em água doce, seque cada componente com um secador e tenha certeza de estar tudo seco, quando estiver tudo ok, monte a lanterna e ela vai estar funcionando, é muito legal.

Se você não tiver confiança em desmontar a lanterna, leve até a Narwhal ou outro local para reparos de equipamentos de mergulho de sua preferência e tudo vai estar certo, só não esqueça de tirar as baterias logo, pois o verdadeiro problema esta no ácido que ela libera e corrói toda lanterna.

 

Outra informação legal é sobre a história dos equipamentos de mergulho. Eu sempre pensei que o Sr. jacques Cousteau era o cara que teria desenvolvido o equipamento de mergulho que conhecemos hoje. Porém, descobri que Na verdade, um cara chamado John Patrick (Francês), foi o responsável, ele inventou e modelou a máscara, lastros e outros itens muito utilizados por nós hoje. Anos depois,  o amigo de Cousteau, o engenheiro

Émile Gagnan, remodelou alguns itens para serem usados melhor na profundidade. O melhor é que na verdade o livro revela que Cousteau tinha um certo medo e receio de mergulhar com o novo equipamento, por isso, os testes eram realizados por um de seus amigos, com o tempo Cousteau tomou coragem e começou a mergulhar com as novas tecnologias da época. E como Jacques chegou até onde chegou?  A resposta vem direto de um comentário do próprio autor em entrevista para a revista Galileu.
Galileu: Por que Jacques Cousteau ficou de fora de seu livro?
Norton: Para começar, Cousteau sabia muito bem como se autopromover, e já existem inúmeras biografias a seu respeito. Além disso, após sua morte, seus direitos começaram a ser muito disputados entre suas duas famílias, e era impossível conseguir permissão para usar qualquer um de seus trabalhos.
 

 

 

Mais informações

 

Claro que não devemos agora começar a falar mal de Jacques Cousteau, devemos respeitar tudo o que ele fez, mas temos obrigação de também falar a história como realmente ela é.
Bem, concluindo, o curso é realmente muito bom e ajuda demais a entender um pouco mais sobre os equipamentos de mergulho no geral, a prática também é muito jóia e ajuda a entender os componentes que estão sendo estudados na teoria.
 

 

Mas o mais legal mesmo são todas as risadas na boa oportunidade de encontrar grandes amigos e mergulhadores, isso é que realmente nos deixa pronto pra enfrentar mais uma semana até o próximo encontro, a amizade nesse mundo vale demais…

 

 

É isso ai galera…

Um grande abraço a todos…e até o próximo curso….

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: